Comunicação | Notícias

TCE determina suspensão do projeto para estrada do Arco Metropolitano por dentro da APA - 18/11/2021


icone whatsapp

Vitória ambiental e da população em Pernambuco! Pouco mais de três meses depois que cobramos em live, com a parceria das entidades ambientais e instituições ensino superior, que o projeto atual do Arco Viário Metropolitano seja totalmente por fora da Área de Preservação Ambiental (APA), o governo de Pernambuco anulou, na última sexta-feira (12/11), a licitação para a contratação da empresa que realizaria os estudos do Arco Metropolitano Norte. O estado seguiu a determinação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE), que suspendeu o processo de escolha de empresas responsáveis por estudos da obra por dentro da APA.

Clique aqui e assista a íntegra da live

Na ocasião do debate virtual no canal do YouTube do CRBio-05, que teve como tema “Prevenir ou compensar? Arco Viário Metropolitano, biodiversidade e economia de Pernambuco”, no dia 27 de julho, os Biólogos apresentaram diversos elementos reforçando as preocupações com o impacto ambiental, além do dano econômico que o estado e as pessoas terão se o Arco for construído por dentro da área florestal. Com isso, a revisão urgente do atual projeto foi a cobrança.

A APA Aldeia/Beberibe, inclusive, possui uma grande riqueza de biodiversidade e espécies que são vistas só em Pernambuco, de acordo com os próprios biólogos. Sendo também o maior remanescente de Mata Atlântica que restou ao norte do Rio São Francisco. No local, é possível encontrar animais silvestres ou ameaçados de extinção.

Uma das empresas que concorrem ao edital de licitação do governo sugeria a construção da rodovia do Arco Metropolitano Norte, exatamente onde fica a Mata da Pitanga, perto da Estrada de Aldeia (Km 17), no trecho de mata fechada.

Após todas as explanações dos Biólogos na live, a secretária executiva da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE), Inamara Melo, afirmou que uma das alternativas é passar o Arco Viário Metropolitana por fora da Mata Atlântica, preservando, assim, a natureza, como o projeto inicial previa.

O QUE É O PROJETO

Com o objetivo de desafogar a Região Metropolitana do Recife (RMR), o projeto do Arco Metropolitano é discutido há 20 anos, mas nunca saiu do papel. A área tem no total 31 mil hectares, desses oito mil hectares são de florestas. Ela fica em uma região que abrange oito municípios do Estado de Pernambuco: Araçoiaba, Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Paudalho, Camaragibe, São Lourenço da Mata, além do Recife.

 

Foto: Divulgação


Voltar