Comunicação | Notícias
Programa Cientista Chefe Meio Ambiente será lançado com coordenação de Biólogo no Ceará - 02/09/2020
A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) lançará, na próxima sexta-feira (04/09), o programa Cientista Chefe Meio Ambiente. E neste importante projeto para o Estado, a equipe será coordenada pelo Biólogo Marcelo de Oliveira Soares, professor e pesquisador do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), da Universidade Federal do Ceará.
Marcelo de Oliveira Soares é Biólogo formado pela Universidade Federal do Ceará, em 2005. Com mestrado em Ciências Marinhas e doutorado em Ciências. E após focar a sua área de atuação na parte acadêmica, foi convidado para integrar o projeto Cientista Chefe Meio Ambiente, que visa levar a ciência para as políticas públicas.
O programa Cientista Chefe Meio Ambiente tem como objetivo unir academia e gestão pública com equipes de pesquisadores que trabalham nas secretarias do Governo do Estado. A meta é auxiliar na resolução de problemas na área ambiental, no apoio a pesquisadores do Ceará, na abertura de mercado de novos produtos e trabalhos. Além de articular ações com o setor produtivo, instituições governamentais, grupos de pesquisas em universidades públicas e privas e demais entidades na temática ambiental.
“Esse programa é inspirado em um modelo que já existe no Reino Unido, em Israel e nos Estados Unidos. O Ceará é o único no Brasil a ter, mas já há outros estados interessados. O projeto atua na área de educação, saúde, segurança pública e, agora, está sendo implementado em meio ambiente. Vamos tratar dos problemas da secretaria, analisar e trazer as soluções. Seremos a ponte de conhecimento entre a ciência e a política pública”, explicou o Biólogo.
O lançamento do Cientista Chefe Meio Ambiente será na próxima sexta-feira (04), às 09h, com transmissão ao vivo no canal da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) no YouTube. Participarão da solenidade do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; do titular da SEMA, Artur Bruno; do secretário de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda; e da diretora do LABOMAR, Profª Maria Ozilea Bezerra Menezes.