Comunicação | Notícias

Em Audiência Pública, CRBio-05 cobra preservação da área destinada à construção da ESA - 05/12/2021


icone whatsapp

O Conselho Regional de Biologia – 5ª Região (CRBio-05) participou da Audiência Pública sobre os impactos ambientais a respeito do projeto para a construção da Escola de Sargento de Armas (ESA) do Exército, no município de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife (RMR). O debate foi realizado virtualmente pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na última quinta-feira (02/12).

No encontro remoto, o CRBio-05 foi representado pela conselheira e bióloga Rachel Lyra. O projeto prevê ocupar um espaço de 150 hectares dentro da Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe. Sendo assim, o CRBio-05 cobra a conservação de uma área de valor do Estado de Pernambuco e entende que a construção da ESA é importante para o desenvolvimento, mas é preciso preservar o espaço, sem desmatar.

O CRBio-05 destaca que existem áreas alternativas que podem ser utilizadas pela ESA, preservando assim a Mata Atlântica. Ainda não foi definido se o responsável pela fiscalização ambiental será o Governo Estadual ou o Governo Federal, com o Ibama, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Os próprios pesquisadores alertaram na audiência sobre a perda da biodiversidade, sequestro de carbono e de mananciais de água que são de suma importância para a RMR.

LIVE

O CRBio-05 promoverá uma live no canal no YouTube, ainda este ano, para tratar da temática e buscar outras saídas para evitar a construção da Escola em uma área que abriga a maior quantidade de Mata Atlântica acima do Rio São Francisco, onde há espécies ameaçadas de extinção, faunas e floras.

 

FOTO: Reprodução


Voltar