Comunicação | Notícias
CRBio-05 lamenta incêndio no Museu Nacional - 02/09/2018
O Conselho Regional de Biologia da 5ª Região (CRBio-05), neste Dia do Biólogo, lamenta profundamente o incêndio no Museu Nacional, no último domingo (2/9), destruindo parte da história do Brasil e da humanidade. O espaço continha um acervo incalculável com cerca de 20 milhões de itens, da parte biológica, entre outras áreas, que foram perdidas pelo fogo.
“É uma perda irreparável. É desolador ver o esforço de tantos pesquisadores, que durante anos trabalharam arduamente, queimar dessa forma. Duzentos anos de memória científica e de patrimônio perdidos para o fogo por falta de interesse dos governantes, fruto de 20 anos de congelamento de recursos para as instituições públicas. Há muito tempo se pedia recursos do Governo Federal e hoje o Museu Nacional está em chamas e se transformando em pó”, lamentou a presidente do CRBio-05, Maria Eduarda Larrazábal.
Ainda não é possível calcular o tamanho da perda do acervo. O Museu Nacional fica sediado em prédio histórico na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. A instituição abrigava diversas peças das áreas científicas com destaque para ciências naturais e antropológicas.
O acervo científico era composto por exemplares representativos da biodiversidade, fósseis, objetos etnográficos e arqueológicos, pertencentes aos Departamentos de Antropologia, de Botânica, de Entomologia, de Geologia e Paleontologia, de Invertebrados e de Vertebrados.
O CRBio-05 se coloca à disposição para ajudar a resgatar e restaurar parte do acervo do Museu Nacional. Todo o esforço de luta em defesa dos que fazem o Museu Nacional será feito para que a história não seja perdida.