Comunicação | Notícias
CRBio-05 alerta sobre perigos de soltar balões - 21/06/2018
As festividades de São João são conhecidas pelas comidas típicas, forró, quadrilha juninas e grandes shows pelo Nordeste. Porém, há uma tradição nesta época que precisa ser evitada: a soltura de balões. O Conselho Regional de Biologia da 5ª Região (CRBio-05) alerta para os perigos desta prática, que já foi considerada uma brincadeira, mas hoje é crime ambiental, previsto pela Lei federal, a qual define pena de um a três anos de detenção e/ou multa por balão apreendido para quem fabricar, vender, transportar ou soltar.
Os balões podem causar sérios danos para a população, incêndios em matas e florestas resultando na destruição do habitat dos animais e contribuindo, assim, para o desaparecimento de espécies vegetais ameaçadas de extinção. Além de, também, provocarem o aumento do percentual de dióxido de carbono na atmosfera e sua influência no efeito estufa.
A combinação de estopa com materiais inflamáveis, como por exemplo querosene ou álcool, e papel, faz com que os balões se tornem perigosos. E os danos podem ser irreparáveis com incêndios e até explosões.
Portanto, aproveite e brinque o São João sem soltar balões.