Comunicação | Notícias
COP 27 debate soluções para conter a crise climática no planeta - 11/11/2022
O mundo está, desde o último domingo (06/11), de olhos no Egito. É no país africano que está acontecendo a 27ª Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, a COP27.
A conferência global, com governantes de países de todo o planeta, diplomatas, cientistas, membros da sociedade civil e entidades privadas, tem como principal objetivo conter as consequências da crise climática causada pelo ser humano. Os impactos no clima, adaptação e vulnerabilidade estão na agenda do encontro, que está sendo realizado em Sharm el-Sheikh, cidade turística do Egito, localizada a cerca de 500 km da capital Cairo.
A COP27 acontece num cenário de pressão, uma vez que os países estão longe do nível de ambição necessário para alcançar as metas do Acordo de Paris, segundo a ONU. Ainda na reunião anterior (COP-26), foi cobrada que as nações redobrassem seus esforços a partir de 2022, onde os governos concordaram com a necessidade de fornecer apoio aos países em desenvolvimento e solicitaram um aumento nesse financiamento.
Entre os representantes oficiais que anunciaram presença na COP27 estão os senadores Jaques Wagner, da Bahia, presidente da Comissão de Meio Ambiente; Fabiano Contarato, do Espírito Santo; e Jean Paul Prates, do Rio Grande do Norte.
Fontes: G1, Site Além da Energia e Rádio Senado.