Comunicação | Notícias

Conheça técnicas para controle de pragas em lavouras na Amazônia - 03/11/2022


icone whatsapp

Produtores rurais da agricultura familiar na Amazônia enfrentam dificuldades para realizar o manejo adequado de pragas que assolam as lavouras. Com o objetivo de fornecer informações e dar orientações sobre técnicas de monitoramento, manejo e controle de pragas, um grupo de pesquisadores elaborou um manual prático para ser utilizado por produtores rurais da agricultura familiar. 

O “Manual de pragas das culturas do Baixo Madeira” foi lançado em abril de 2022 e apresenta as principais características, os sintomas, o monitoramento, o nível e as táticas de controle de 41 pragas (insetos e ácaros) encontradas na região do Baixo Madeira, associadas a danos em 13 culturas (açaí, abacaxi, acerola, banana, caju, citros, cupuaçu, goiaba, graviola, mandioca, manga, maracujá e melancia). O manual foi elaborado por seis autores e está disponível gratuitamente no formato e-book.

Clique aqui para conferir o “Manual de pragas das culturas do Baixo Madeira”

 

Em entrevista, o Biólogo Fábio Medeiros da Costa (CRBio 052376/06-D), coautor da obra, explica como foi o processo de criação do material, a partir do levantamento e da coleta de informações em campo, e destaca a atuação de Biólogos na área de Controle de Vetores e Pragas e na Epidemiologia. “O biólogo tem essa visão de integrar o meio ambiente à epidemiologia, sendo isso fundamental nos estudos das doenças, pois conseguimos perceber rapidamente os determinantes e condicionantes na cadeia de transmissão dos agravos à saúde”, afirma.

Fábio Medeiros possui graduação em Ciências Biológicas, Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É especialista em Ensino de Ciências Biológicas, em Controle Biológico e em Biologia Ambiental pelo Conselho Regional de Biologia 6ª região (CRBio 06). Possui Mestrado e é Doutorando em Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA. Atua como consultor técnico e pesquisador da Oikos Consultoria e Projetos, e possui experiência nas áreas de Educação, Saúde Pública, Meio Ambiente e Entomologia, com ênfase em Insetos Vetores.


Voltar