Comunicação | Notícias
Como Biólogos têm contribuído na luta contra o coronavírus - 26/03/2020
Integrando o rol de profissionais que atuam na área da saúde, Biólogos têm trabalhado em diversas frentes a fim de auxiliar no enfrentamento da pandemia do coronavírus (COVID-19) e na busca por desenvolver e aperfeiçoar métodos para diagnóstico, prevenção e tratamento.
No total, conforme estabelece a Resolução Nº 227/2010, profissionais da Biologia são habilitados a atuar em 25 áreas em Saúde. No caso da pandemia do coronavírus, são grandes as contribuições, especialmente nas seguintes atividades:
- Análises Clínicas: realização de testes laboratoriais e de análises microscópicas para diagnóstico da infecção por coronavírus e por outras doenças;
- Vigilância em saúde epidemiológica, sanitária e ambiental: detecção e prevenção de doenças e agravos transmissíveis à saúde e seus fatores de risco, bem como a elaboração de estudos e normas para ações de vigilância;
- Pesquisas científicas: compreensão dos mecanismos da doença, suas causas e efeitos, além do desenvolvimento e aperfeiçoamento de métodos para diagnósticos e tratamentos
- Educação e orientação da população e de profissionais da saúde sobre sintomas e formas de transmissão, bem como sobre medidas para prevenção e controle da doença.
=> Clique aqui e confira as atividades e áreas de atuação de Biólogos
No Decreto nº 10.282/2020, editado pela Presidência da República, foram definidos ainda uma série de serviços essenciais, que estão dentro do campo de atuação dos Biólogos e que não devem ser interrompidos durante o período de combate ao coronavírus. Muitas dessas atividades têm relação com o combate da pandemia, mas há também serviços de outra natureza. Confira:
- Assistência à saúde, incluídos os serviços médicos e hospitalares;
- Captação, tratamento e distribuição de água;
- Captação e tratamento de esgoto e lixo;
- Vigilância e certificações sanitárias e fitossanitárias;
- Prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doença dos animais;
- Inspeção de alimentos, produtos e derivados de origem animal e vegetal;
- Vigilância agropecuária internacional;
- Fiscalização ambiental;
- Cuidados com animais em cativeiro.
- Atividade de assessoramento em resposta às demandas que continuem em andamento e às urgentes;
O Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Biologia (CFBio/CRBios) parabeniza Biólogos que seguem se dedicando a áreas da saúde e a serviços essenciais nesse momento, e também a todos que auxiliam na diminuição do contágio ao ficarem em casa.