Comunicação | Notícias
Com posse dos novos agentes fiscais, CRBio-05 amplia fiscalização nos seis estados da jurisdição - 23/03/2023
O Conselho Regional de Biologia da 5ª Região (CRBoi-05) empossou, no início do mês (01/03), os agentes fiscais selecionados no último concurso realizado em 2022. Pela primeira vez, o órgão terá agentes nos seis estados da jurisdição: Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí. Vale ressaltar que dependendo do planejamento, qualquer agente fiscal pode atuar em qualquer outro Estado além do que é residente.
Os profissionais chamados agora vão trabalhar no Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24 de março), eles participam também da formação aqui na Sede, no Recife/PE, com a presença do presidente do CRBio-08 e coordenador do Grupo de Trabalho para criação do Manual de Orientação e Fiscalização do Exercício Profissional do Biólogo (Mofep), Biólogo César Carqueija.
“O CRBio-05 está saindo na frente, pois é o primeiro Regional que tem fiscal sediado em cada um dos Estados que compõem a jurisdição. É um salto qualitativo, sem falar no quantitativo, pois o mercado tem suas particularidades em cada Estado. E você vai direcionando a fiscalização de acordo com as realidades regionais. Casa justamente com o momento de cobrança do TCU, sobre o aumento da fiscalização nos Conselhos”, destaca o Biólogo César Carqueija.
Já a coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização do Exercício Profissional (Cofep) do CRBio-05, Bióloga Déborah Rocha, que também participou da formação ao lado do também conselheiro, Biólogo Igor Flávio Batista, comentou as vantagens de ter fiscais domiciliados nos seis Estados. “A gente consegue elaborar de forma mais objetiva e prática o planejamento para cada Estado. Fica mais fácil otimizar a fiscalização na jurisdição do CRBio-05”.
Confira os nomes dos novos agentes convocados pelo CRBio-05:
Maranhão
Naercio Fernando Costa Silva
Paraíba
Adriennius Marques Carneiro
Piauí
Lana Maria Mendes Gaspar
Rio Grande do Norte
Raniedja Priscila Ferreira Lopes de Morais