Comunicação | Notícias

Biólogo pernambucano participa de estudo sobre partículas de plástico que poluem o oceano - 05/11/2018


icone whatsapp

O Biólogo, Doutor em Oceanografia e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Leonardo Bruto, está participando de um estudo sobre as pequenas partículas de plástico que estão poluindo os oceanos, ameaçando espécies marinhas e até a saúde humana. O estudo é realizado pelo Departamento de Oceanografia da UFPE em parceria com a Marinha do Brasil tendo iniciado dia 13 de setembro de 2018, no Rio de Janeiro, para ser finalizada em 5 de dezembro de 2018, em Fortaleza.

A bordo do navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira, pesquisadores estão coletando dados no Atlântico Sul para produções de informações ambientais (oceanográficas e meteorológicas) em apoio ao Projeto Pirata (Predicion and Research Moored Array in the Tropical Atlantic).

A coleta de microplásticos é realizada através de rede de arrasto visando estudar detalhadamente a concentração no oceano das pequenas partículas de plástico (menor que 5 mm) oriundas da fragmentação de plásticos descartados inadequadamente. A pesquisa, pioneira no Brasil, tem como objetivo quantificar os microplásticos localizados próximo a costa e ao largo.

De acordo com estudos anteriores, os microplásticos funcionam como ‘esponjas’ de contaminantes químicos nocivos, que podem causar disfunções hormonais e reprodutivas nos animais marinhos que os ingerem podendo atingir os humanos que se alimentam desses recursos faunísticos.

A ingestão do lixo que se acumula no mar em forma de microplásticos ameaça centenas de espécies marinhas. Segundo estudos recentes, cerca de 529 espécies foram afetadas pelos resíduos, sem contar outros riscos já enfrentados que aumentam o perigo de extinção. Em 2019, os primeiros resultados serão publicados.


Voltar