Comunicação | Notícias

Bióloga recebe prêmio e reconhecimento nacional - 13/12/2022


icone whatsapp

 

A Bióloga e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Renata Valéria Sousa recebeu uma premiação nacional que a encheu de orgulho, assim como todos do Conselho da 5ª Região. Ela foi a vencedora no eixo Desenvolvimento Social do Prêmio Espírito Público 2022, um projeto em conjunto formado pela Fundação Lemann, Instituto Humanize e Repúblicaorg

A parceria busca contribuir para o fortalecimento das lideranças do setor público e do terceiro setor a partir da construção de um modelo inovador de cocriação e investimento compartilhado. A cerimônia aconteceu no Rio de Janeiro no fim do mês passado.

Como professora da UFRPE, Renata Valéria (CRBio nº 77.010/05-D) atua na área de Melhoramento Genético e Conservação de Abelhas, trabalhando em projetos que promovem o desenvolvimento social com sustentabilidade, preservando a natureza. Foi esse trabalho que a levou a vencer o prêmio e ter reconhecimento nacional.

Renata é professora efetiva na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) desde 2010. Ela percebeu que a criação de abelhas é uma atividade que tem enorme potencial na Zona da Mata e no Sertão de Pernambuco. “A gente consegue mostrar para o agricultor que ele ganha mais plantando flor do que derrubando árvore. Orientamos a preservação da vegetação nativa porque isso vai garantir um mel diferenciado. É um alimento que promove saúde, segurança alimentar e inclusão social. Hoje vendemos o mel produzido para as prefeituras usarem na merenda escolar”, enfatizou Renata.

PARABÉNS

O Conselho Regional de Biologia da 5ª Região parabeniza a Bióloga e professora Renata Valéria Sousa pelo feito conquistado. Ao mesmo tempo, deseja que a sua história sirva de exemplo e inspiração para outras práticas de desenvolvimento sustentável, tão necessárias para o nosso planeta.

 

Crédito da Foto: premioespiritopublico.org.br

 


Voltar