Comunicação | Notícias

Bióloga maranhense idealiza projeto para criação e distribuição de protetores faciais - 04/09/2020


icone whatsapp

A Biologia segue contribuindo diretamente com estudos e ações para combater a pandemia do novo coronavírus no Brasil e no mundo. Na cidade de Imperatriz, no Maranhão, a profissional de Ciências Biológicas Luciene Santana deu a sua colaboração para esta luta ao idealizar um projeto para criar e distribuir protetores faciais para profissionais de saúde e a população.

O projeto é o Museu Maker 3D, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que produz os equipamentos não descartáveis e fundamentais para a segurança das pessoas contra a Covid-19. Até o mês de agosto, foram feitas mais de 80 máscaras doadas na cidade localizada no interior do Maranhão.

“Idealizei o projeto do Museu Maker 3D e, hoje, conto com o apoio dos professores Antônio Vieira, que é o coordenador, do professor Luiz Felipe, de Engenharia Elétrica, e de alunos da educação básica e do IFMA. Adquiri com recursos próprios a impressora 3D para a produção dos protetores faciais e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) financia os insumos de filamentos. Assim, nesta pandemia, já conseguimos ajudar muita gente”, explicou a Bióloga.

As máscaras são produzidas com filamentos do tipo ABS e a produção diária é de quatro unidades por dia. Porém, o objetivo é ampliar a fabricação. Os equipamentos já foram entregues a profissionais do Hospital Macroregional de Imperatriz e o Hospital Municipal de Imperatriz, conhecido como Socorrão.

“No início da pandemia, todos estavam encontrando dificuldades para adquirir máscaras, principalmente os protetores faciais que são mais seguros. Com a impressora 3D e o projeto Museu Maker, conseguimos dar esse suporte tanto para os profissionais da área de saúde quanto a população do município”, concluiu Luciene Santana.

Museu Maker
O Museu Maker foi criado com o intuito de propagar o conhecimento STEAM (sigla em inglês que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A equipe é composta por profissionais interdisciplinares das áreas de Computação, Engenharias, Biologia, Meio Ambiente e Saúde que criaram modelos tridimensionais dos equipamentos de proteção individual.


Voltar