Comunicação | Notícias
Bióloga brasileira ganha prêmio internacional - 15/03/2019
A Bióloga brasileira Fernanda Abra foi um dos três vencedores do prêmio Future For Nature 2019. Os outros dois ganhadores foram a indiana Divya Karnad e o ruandense Olivier Nsengimana, em uma disputa que contou com oito participantes escolhidos entre os 120 inscritos.
O evento de premiação será realizado no dia 3 de maio, no Royal Burger’s Zoo, em Arnhem, na Holanda. O prêmio de € 50 mil para cada um dos ganhadores é concedido pela Fundação Future For Nature, que contempla há 12 anos jovens comprometidos em proteger espécies animais e vegetais silvestres em todo o mundo.
Fernanda Abra está cursando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP). Sua tese, com defesa marcada para julho de 2019, é sobre os atropelamentos de mamíferos em rodovias do Estado de São Paulo e as implicações desse problema para a conservação da biodiversidade, a segurança humana e a economia. E tem a orientação da professora Katia Maria de Barros Ferraz, do Departamento de Ciências Florestais da Esalq, e o professor Marcel Huijser, da Montana State University, nos Estados Unidos.
A Bióloga também é sócia da empresa ViaFauna, que desenvolve um sistema eletrônico inédito no Brasil para avisar motoristas da presença de animais na pista (Clique aqui e saiba mais http://agencia.fapesp.br/25922/).
O projeto da ViaFauna "Desenvolvimento de sistema de detecção animal antiatropelamento em rodovias - Passa Bicho" é financiado pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP. Fernanda Abra também participa de grupos de trabalho do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A Bióloga pretende usar parte do valor do prêmio em cursos e treinamentos em várias cidades do Brasil sobre estratégias para diminuir a quantidade de atropelamentos de animais. Isto inclui os domésticos, como cachorros, cavalos e bovinos.