Comunicação | Notícias

Amazônia: CRBio-05 alerta para o maior desmatamento dos últimos 15 anos - 22/08/2022


icone whatsapp

Preocupado com o aumento do desmatamento da Amazônia Legal, o Conselho Regional de Biologia da 5ª Região (CRBio-05) alerta para a maior destruição dos últimos 15 anos. De acordo com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), de agosto de 2021 a julho de 2022, foram derrubados 10.781 km² de floresta, o que equivale a sete vezes a cidade de São Paulo. Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do instituto. 

"Segundo os novos dados do Imazon, essa foi a segunda vez consecutiva em que o desmatamento passou dos 10 mil km² no período. Os números mostram o tamanho da gravidade. Se somarmos as áreas destruídas nos últimos dois calendários dá 21.257 km², quase o tamanho do estado de Sergipe. Essas informações servem de alerta. O aumento do desmatamento é uma ameaça direta a vida dos povos e das comunidades tradicionais, prejudicando a biodiversidade na Amazônia", comentou o presidente do CRBio-05, João Luiz do Nascimento. 

EMISSÃO DE CARBONO

O fato gerou a maior emissão de carbono em um período de crise climática. Diante disso, o CRBio-05 reforça também que os relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU) já alertaram que se as emissões não forem reduzidas resultarão em fenômenos extremos com mais frequência e intensidade, como ondas de calor, secas e tempestades.

Foto: Alex Ribeiro/Ag. Pará


Voltar